Coro Hatsuhinode - Relato visita ao Abrigo AMEM


Associação Metropolitana da Erradicação da Mendicância pelo Coro Hatsuhinode


13 de maio dia de luta contra o racismo.
Após atravessar a alameda refrescante de árvores da Reserva da Restinga (conhecida como Mata do AMEM), o clarão do final do acesso que desemboca na linha de trem João Pessoa - Cabedelo, indica a chegada ao abrigo.
Um pouco menos de dezoito pessoas entre 88 e 92 anos, já aguardavam no salão principal, em silêncio, como crianças bem comportadas sentadas em suas cadeiras, algumas com rodas, outra com andador ou muleta.
Receberam doações em alimentos, roupas, material de limpeza e higiene pessoal, generosamente, preparadas pelos sócios da ACBJ-PB, dos integrantes do T’a-ichi Chuan e principalmente, dos membros do coro.
A intenção primeira é assistencialista, levando doações e música, mas no final há uma troca edificante.
A maioria se dispôs a participar do aquecimento corporal, exercícios físicos nas extremidades do corpo, aceitando massagens dos nossos coristas, antes do aquecimento vocal dirigido por Robson.
A sequência do nosso programa de canções: Baião de Ninar (Edno Krieger); Furusato (Okano/Takano)/Ai que saudades d’ocê (Vital Farias); Cantiga de Manoel Leandro (PI); Pavão (Paulo Ró)/Nanatsu no ko (Noguchi/Motoori)/Sansa kroma-Cangoma (África do Sul, MG); Balão, (Kana Aoki); e Ue wo muite - Olhando para o céu (Rokusuke). Repertório em homenagem às mães e ao 13 de maio, através de cantigas de ninar, saudades da terra natal, do amor, cantos libertários e de emancipação. Ouviram atentamente a narrativa explicativa e dos próprios textos poéticos das canções. Podia se ouvir alguma voz ou batuque tímido, por parte dos ouvintes, tentando acompanhar a melodia até do interlúdio da flauta, do violino, ou da própria melodia e o ritmo local.

O gratificante é constatar o poder da música ao ouvir as devoluções em forma de aplausos, sorrisos, brilho nos olhos, poesia, canção e a prosa sobre entes queridos, viagens e fase produtiva. O poeta homenageou as mães, a sua terra natal, sua irmã. O ex-representante de laboratório entoou o trecho da canção à mãe do pracinha que vai para a II Guerra
Abençoadas pela manhã de hoje, a presença e a vontade de compartilhar de cada integrante do coro[i] e do abrigo da AMEM. Gratidão pela troca de música e poesia, memória, sentimento e, sobretudo, de energias, sorrisos, atenção, carinho, bem estar e empoderamento.

João Pessoa, 13/05/2017
Alice Lumi Satomi
Coordenadora do Coro Hatsuhinode e do Projeto Cultura Oriental: práticas musicais, linguísticas e psicossomáticas
 



[i] Participantes do coro: Laurinda, Luiza, Neide, Mira (sopranos); Alice, Marcela, Márcia, Mayara (contraltos); Angelus, Djalma, Eduardo, Yatoji (tenores); Fernando, Luiz, Tomaz e Robson (baixos)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato festa junina na ACBJ-PB - 17/06/2017