FEMOCS - Festival de Movimentos, Corpo, Sabores e Sons.


“Arte da Meditação em Movimento”, assim é conhecido o T’ai-chi chuan na China, sendo depois adotado no ocidente como Terapia Psicossomática. Trata-se de uma sequência de movimentos inspirados na arte marcial, na leveza, destreza e equilíbrio dos animais e da natureza. Para conhecer um pouco mais sobre a prática e benefícios do T’ai-chi chuan para o corpo e mente, estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior da Paraíba poderão se inscrever no FEMOCS/Praia, que acontecerá no dia 11 de março na praia do Cabo Branco e no Sesc/Cabo Branco, selecionando a opção Oficina de Tai Chi Chuan, que será ministrada por Alice Lumi Satomi das 7h às 8h30.

As inscrições serão realizadas no site redeparaibaemmovimento.com.br de 06 até 08 de março. Para se inscrever os estudantes deverão anexar um documento que comprove sua matrícula ativa em uma Instituição de Ensino Superior da Paraíba (IES/PB). Cada participante poderá se inscrever em duas oficinas (das 22 oferecidas). As oficinas terão início nos horários definidos na programação. A entrada dos participantes será permitida até, no máximo, 20 minutos depois de iniciadas as atividades. Depois não haverá mais acesso à área das oficinas.



MINISTRANTE - A professora Alice Satomi iniciou o T’aichi-chuan em 1980, com o mestre Liu Pai Lin. Em 1990 fez o curso de acupuntura, com Liu Chih Ming, no Instituto Pai Lin. Entre 2005 e 2012 frequentou a academia do mestre Shioda, discípulo do mestre Liu (São Paulo). Entre 2009 e 2010 frequentou aulas do mestre Li Chang Duo (pós-doutorado em Bruxelas). Desde 1991 transmite a técnica em João Pessoa, principalmente na UFPB, onde ensina Educação Musical, Etnomusicologia e coordena o Projeto de Extensão Cultura Oriental. Alice costuma ser convidada para ministrar aulas ou palestras em outros departamentos da UFPB, centros holísticos e terapêuticos. Também faz participações em mini-cursos e programas de saúde e qualidade de vida (Encontro para a Nova Consciência, SESC, Banco do Brasil, Festivais do Japão na Paraíba), além de congressos de música realizados no Brasil e exterior.

A metodologia da oficina consistirá em fazer com que o aluno aprenda experimentando. Será desenvolvida a percepção e sensibilidade, permitindo ampliar a consciência psicossomática do corpo como unidade física, mental e espiritual (ou emocional), através da harmonização das energias yin-yang, desacelerando e eliminando as tensões diárias e, assim, fortalecendo o sistema imunológico. Na prática haverá exercícios de alongamento dos tendões, flexibilização das dobras e para os órgãos internos, Chi-kung (eletrização yin-yang) e a sequência dos 37 movimentos básicos do T’ai-chi Chuan

Alice mostrará ainda os benefícios do T’ai-chi Chuan para os aparelhos respiratório e digestivo; sistemas cardiovascular, nervoso central e linfático; fortalecimento dos ossos, flexibilidade dos tendões, músculos e ligamentos. Ela recomenda aos participantes que façam uma refeição leve antes da atividade (suco ou frutas), levem água, uma esteira ou toalha para colocar na areia e usem roupas confortáveis, preferencialmente de algodão.

O FEMOCS/Praia é realizado pela Rede Paraíba em Movimento (LACESTUS/DEF/CCS/UFPB) e PRAC/UFPB. São parceiros: Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB), Fecomércio/PB e Sesc Paraíba, Corpo de Bombeiros, IFPB, AcquaR1 e AGSport. Ao final do FEMOCS/Praia acontecerão cinco apresentações artísticas e abertas ao público: Quarteto de Trombones da Paraíba, SAKURA: Sons do Extremo Oriente, Grupo de Danças do Sesc, Aulão de Ritmos e uma celebração de Biodança. As apresentações acontecerão das 17h às 20h.

(https://www.facebook.com/redeparaibaemmovimento/?fref=nf )

FEMOCS - Festival de Movimentos, Corpo, Sabores e Sons.

OFICINAS - As oficinas oferecidas no FEMOCS/Praia serão: Ballet para Adultos, Defesa Pessoal, Beach Soccer, Yoga, Tai Chi Chuan, Treinamento Funcional, Biodança, Dança do Ventre, Ritmos, Futebol Americano e Stand Up Paddle, Primeiros Socorros, Mergulho e Flauta Doce, entre outras. A expectativa é de um grande número de participantes. Para a realização das oficinas e apresentações serão instaladas cinco tendas e um palco (com iluminação e som), na praia do Cabo Branco. Haverá oficinas também no Sesc/Cabo Branco e algumas apresentações musicais.

APRESENTAÇÕES - No Palco/SESC, na praia do Cabo Branco, as apresentações serão abertas para o público em geral. Para lá, estão confirmadas as seguintes atrações: Quarteto de Trombones da Paraíba, SAKURA - Sons do Extremo Oriente e o Grupo de Danças do SESC/PB. As apresentações de Ritmos e Biodança também acontecerão no palco e farão parte da celebração de encerramento do FEMOCS/Praia.

Programação: http://www.redeparaibaemmovimento.com.br/site3/programacao.php
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (83) 3216-7346/7030, 9-8837-2946 e 9-9928-0833.

(http://www.ufpb.br/content/rede-para%C3%ADba-em-movimento-inscreve-para-femocs-praia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato festa junina na ACBJ-PB - 17/06/2017

Coro Hatsuhinode - Relato visita ao Abrigo AMEM